Sustentabilidade

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência em todas as áreas, assim como na área de arquitetura e construção. Os cuidados vão desde gerenciar o descarte dos resíduos ou até mesmo diminuir os mesmos. Hoje temos acesso a softwares que auxiliam na hora de repensar e diminuir os impactos ambientais com possíveis resíduos.

É possível ir além nesse sentido, adotando formas próprias no que se refere à geração de energia e ao reaproveitamento de recursos. Tais como painéis solares a fim de esquentar a água, cisternas para a captação da água da chuva e até pequenos geradores eólicos para finalidades específicas.

Espaços corporativos humanizados

Uma construção consciente e sustentável, além de evitar todos os prejuízos que uma obra normal traria ao meio ambiente, pode diminuir o custo final do projeto e até o seu tempo de conclusão. Assim, conhecer as principais maneiras com que uma construtora pode respeitar a natureza e o meio onde vive não se trata meramente de um diferencial competitivo. Mas sim de uma exigência cada vez maior do mercado.

Conheça alguns materiais sustentáveis que você pode utilizar em sua obra:

Cortiça: Ela é retirada do tronco da árvore de maneira que a planta não é prejudicada, como uma colheita propriamente dita. Esse material é muito utilizado para isolamento acústico e auxilia no combate a incêndios, uma vez que retarda o avanço das chamas.

Bambu: Já é muito conhecido pelos arquitetos pela sua resistência a choques mecânicos. Quando ele é colhido, a planta se regenera muito rapidamente, crescendo mais de um metro diariamente.

Linóleo: É um revestimento popular muito popular, mas poucas pessoas sabem que é biodegradável. A sua fabricação envolve poucos aditivos químicos, sendo basicamente produzido a partir de óleos e resinas naturais.

Além disso, pequenas mudanças podem tornar o seu local de trabalho ou residência mais sustentável, como por exemplo, o uso de lâmpadas de LED que são mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.

Ainda pensando uso de energia, o uso de energias renováveis, como vento e a luz do sol, contribuem para a economia de uso de outras energias, além de serem sustentáveis. Nos Estados Unidos, os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) são responsáveis ​​por 30% da energia usada em edifícios comerciais e quase 50% da energia usada em edifícios residenciais. Aquecimento solar, tecnologias de refrigeração e ventilação podem ser usadas para compensar uma parte desta energia.

Conte com a Iplan para fazer seu projeto e construção.

Entre em contato pelos telefones: (21)3226-0148 (21)99584-9085 ou e-mail: contato@iplanengenharia.com.br