Robótica

Robótica

A robótica está modernizando os canteiros de obra! Um robô é um dispositivo que, de acordo sua programação, pode desenvolver algumas atividades, funcionando de algumas maneiras:

  • por controle humano: não são capazes de realizar nenhuma atividade sem gerenciamento, o que pode ser feito, por exemplo, desde um computador;
  • por programação prévia: os robôs agem sozinhos, mas de acordo com o que foi programado, previamente, para fazer. Ainda assim, podem precisar de gestão humana;
  • autonomamente: são capazes não só de desenvolver atividades, sem gerenciamento humano, automaticamente.

Existem diversas formas de utilizar máquina para auxiliar na produtividade e eficiência do serviço. Com avanço da tecnologia está cada vez mais moderno e aperfeiçoado as máquinas utilizadas em construções. Os Estados Unidos e a China já possuem cases de sucesso utilizando a máquina como seu aliado.

Gestão de obras: 5 tópicos

Hoje na hora da demolição por ser um serviço pesado máquinas controladas por controle remoto já são utilizadas. Algo que vem bem forte dentro da construção são as máquinas que podem ser pré-programadas e fazem o serviço de posicionar os tijolos ao levantar uma parede por exemplo. A promessa é que se aumente a produtividade em até 5x e reduzir os custos com mão de obra pela metade.

Além de economizar com a prevenção de erros, que gasta tempo e uso de materiais, ainda há uma possível redução na mão de obra em atividades repetitivas, que não exigem a expertise humana.

Confira 5 tendência que podem mudar a engenharia

Assim como a indústria têxtil evoluiu tanto nas últimas décadas com a utilização de robôs, a construção civil também pode ganhar em produtividade. Não só pelo emprego de máquinas em atividades realizadas por pessoas, mas também na análise de informações em algoritmos de softwares de gestão.

Conte com a Iplan para fazer seu projeto e construção.

Entre em contato pelos telefones: (21)3226-0148 (21)99584-9085 ou e-mail: contato@iplanengenharia.com.br