Tendência para 2020: Escaneamento 3D

Tendência para 2020: Escaneamento 3D

Uma das apostas para 2020 é o escaneamento 3D, uma maneira de entender cada detalhe da construção que será reformada, pois ele mostra detalhes
imperceptíveis a olho nu, ajudando com eficiência.

Diferentemente das medições com paquímetro, através do escaneamento 3D várias medidas são coletadas simultaneamente e convertidas instantaneamente em dados digitais (nuvem de pontos) para que sejam enviadas a um software. Esses dados são coletados por um aplicativo, que “recria” uma representação da peça no formato de um modelo 3D.

Retrofit: tendência para 2020

Em poucos minutos a equipe envolvida no projeto pode estar com os dados em mãos, para que então possa criar desenhos de engenharia. Cada vez mais equipamentos eletrônicos e softwares estão sendo inseridos em trabalhos e projetos de engenharia para facilitar e dar mais eficiência ao trabalho do engenheiro.

A digitalização 3D pode ser aplicada no desenvolvimento de produtos, na aferição dos resultados dimensionais, na manutenção parte do processo de engenharia reversa. A utilização da técnica permite analise antecipada de pontos vitais dos produtos em antecipação ao seu lançamento no mercado, reduzindo o ciclo de desenvolvimento e aumentando a qualidade do produto final disponibilizado ao consumidor.

Através de cálculos usando os ângulos de emissão e recepção do equipamento é capaz de determinar o posicionamento do ponto no espaço. Como o objetivo é determinar as dimensões de uma superfície e não somente um ponto no espaço, os equipamentos utilizam um feixe de laser ao invés de um simples ponto, fazendo uma varredura sobre a superfície do objeto a ser digitalizado.

Entre em contato pelos telefones: (21)3226-0148 (21)99584-9085 ou e-mail:
contato@iplanengenharia.com.br

eBook Realização de Obras Corporativas - Download Gratuito