Como iluminar lojas: confira dicas e inspirações

Como iluminar lojas: confira dicas e inspirações

Saiba como iluminar lojas! Você sabia que a iluminação da sua loja pode contribuir para a decisão de compra de seu cliente? Para escolher o tipo de iluminação que você irá utilizar é importante conhecer bem o seu público-alvo, já que o estilo do ambiente e a luz têm muita relação ao estilo e gosto de cada pessoa.

A importância da iluminação no projeto de decoração

A escolha do esquema de iluminação de uma loja deve ser feita de acordo com a sua identidade, além de ter como objetivo criar uma atmosfera que agrade o público. Uma iluminação bem planejada e que funcione pode ser até mesmo um fator de diferenciação da concorrência, já que a loja ganha destaque.

Além disso, a iluminação interfere nas cores do ambiente. Quando bem posicionada, exaltará as cores e chamará atenção na medida adequada ao que está exposto na loja. Se não muito bem feita, a luz refletirá tons pastéis e sem vida.

Iluminação de escritório: aprenda a projetar

Para que uma iluminação dê resultados, é importante conhecer os tipos de lâmpadas e saber como cada um pode ser usado para iluminar uma loja.

Veja algumas dicas para criar um ambiente agradável para seus clientes.

 Refletoras: são consideradas fontes quentes e devem ser usadas em locais onde as pessoas não permaneçam por muito tempo;

Dicróica: com a iluminação dirigida e com alta definição de cores, essa lâmpada é ideal para destacar peças de decoração e texturas;

 Halógenas: reproduzem fielmente a luz natural, respeitando as cores. São encontradas em diversos modelos, e possuem uma vida longa;

 Fluorescentes: são consideradas lâmpadas frias. Sua luz é distribuída por igual, precisando de complementação na iluminação de lojas de roupas. São indicadas para a iluminação geral;

 LED:  a lâmpada de LED emite uma luz direta e possui um controle luminoso variável que possibilita um ajuste da intensidade da luz. É uma opção para a iluminação em baixo custo, já que possuem um longo tempo de vida útil e consomem pouca energia.

Formas de uso das lâmpadas

Luz dirigida: As lâmpadas refletoras e dicróicas podem ser utilizadas para direcionar iluminação a um objeto ou a um plano de trabalho, de forma particular.

Luz difusa: Criar uma bela vitrine e com uma iluminação que valorize os produtos e ambientes faz uma grande diferença. Em caso de lojas de rua é importante colocar uma luz interna maior do que o ambiente externo, transformando a vitrine em um espelho.

Iluminação Colorida

A tecnologia LED permite que se mude o tom de ambientes e objetos iluminados a partir de um simples controle remoto. No caso de lojas, este dinamismo e inovação podem ser fundamentais.

Cada cor pode gerar um efeito diferente no ambiente, mas se inserida de forma que complementem o visual e os produtos expostos, o resultado é incrível.

Não é aconselhável que se ambiente a loja inteiramente de forma colorida – o uso de cores é mais indicado para vitrines e para dar foco em elementos específicos. Para isso, escolha uma cor que funcione em sintonia com a sensação a ser passada. Para vender um perfume cítrico, por exemplo, cores tropicais se saem bem.

Outro ponto importante neste quesito é investir em uma ótima iluminação nos provadores, sem esquecer de optar por lâmpadas que aquecem pouco, para que o provador não fique quente enquanto o cliente prova a roupa. Fique atento a posição da lâmpada sobre os produtos para que possa destacar os detalhes da peça.

Conte com a Iplan para fazer seu projeto de reforma ou construção. Entre em contato pelos telefones: (21)3226-0148 (21)99584-9085 ou e-mail: contato@iplanengenharia.com.br